Edvaldo diz que eficácia das faixas de ônibus depende da conscientização
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), afirmou nesta quinta-feira (3) que a eficácia dos corredores de ônibus dependerá da conscientização da população sobre a importância dessas vias para a mobilidade urbana. A programação da Prefeitura é que as faixas destinadas para o tráfego exclusivo de veículos do transporte coletivo comecem a ser utilizadas no próximo dia 11.
Essas vias estão distribuídas nas avenidas Hermes Fontes, Beira Mar, Augusto Franco e Centro/Jardins e devem, segundo expectativa da gestão municipal, permitir mais efetividade do transporte público da capital, que terá o tempo de deslocamento reduzido.
“Quem precisa do ônibus para se deslocar diariamente necessita desta otimização do sistema, da redução do tempo de deslocamento. E é essa a ideia do corredor de transporte exclusivo, porque permitirá que a grande maioria das pessoas possa chegar aos seus destinos com tranquilidade e rapidez”, disse Edvaldo.
O chefe do Executivo enfatizou ainda a importância da campanha de conscientização que será realizada a partir desta sexta-feira (4) para que os condutores e passageiros possam se adaptar ao novo formato.
“O funcionamento pleno deles depende muito da conscientização de todos nós para que possamos dar esse grande salto de qualidade. Nos preparamos durante todo esse tempo para que as mudanças fossem implementadas com tranquilidade. Tenho certeza de que a população nos ajudará a tornar essa ação efetiva”, salientou o prefeito de Aracaju, acrescentando que os taxistas estarão autorizados a trafegar pelas faixas exclusivas.
Edvaldo lembrou também que os quatro corredores de transporte integram o projeto de mobilidade urbana, idealizado no seu mandato anterior como prefeito da capital. “Esse projeto foi planejado por mim, em 2012. Deixei os recursos em caixa para que pudesse ser executado, com a recuperação dos corredores, a revitalização dos terminais, a construção do novo terminal do Mercado, entre outras iniciativas, mas, infelizmente, não aconteceu. Quando retornei, em 2017, me comprometi em concretizá-lo. A verba federal estava quase perdida, mas fomos atrás, nos debruçamos e conseguimos executá-lo, investindo R$ 140 milhões na mobilidade urbana”, afirmou.
Adaptação
Durante 30 dias, agentes de trânsito estarão nos corredores orientando a população sobre o funcionamento das faixas exclusivas. Após o período de adaptação, será iniciada a fiscalização e o condutor que trafegar por elas, nos horários estabelecidos, poderá ser autuado.
“A partir do dia 11 de agosto, todos os ônibus estarão andando apenas nas faixas exclusivas e tenho certeza que os motoristas ficarão felizes, porque terão economia no tempo de viagem, no tempo de deslocamento, no consumo de combustível, entre outros. É uma ação que beneficia, inclusive, a questão do ar, na medida que teremos menos dióxido de carbono em suspensão. É um ‘ganha-ganha’ para a sociedade, em especial para os usuários do transporte público”, afirmou o superintendente de Transportes e Trânsito de Aracaju, Renato Telles.
De acordo com Renato, para o corredor da Hermes Fontes, a ação será ainda mais específica. “Para a avenida Hermes Fontes, faremos um trabalho diferenciado, principalmente por causa da travessia dos pedestres nas lombofaixas. Mas logo as pessoas notarão a eficiência dele, porque o corredor à esquerda é mais ágil e evita o conflito que naturalmente ocorre à direita, quando os veículos querem entrar em uma rua perpendicular. Então, o corredor da Hermes Fontes, especialmente, vai dar ainda mais agilidade na comparação com os outros três corredores”, prevê.
Fonte: F5News