Dia de Cosme e Damião: saiba algumas curiosidades dos irmãos gêmeos médicos

Dia de Cosme e Damião: saiba algumas curiosidades dos irmãos gêmeos médicos
Domínio Público

Nesta quarta-feira (27), o dia de Cosme e Damião é celebrado. Se para a Igreja Católica, oficialmente a data dos santos foi antecipada para o dia 26 desde 1969 (veja abaixo), para as religiões de matrizes afro, e para a população no geral, o dia 27 segue tendo as celebração aos irmãos gêmeos médicos.

O F5 News reuniu algumas curiosidades sobre Cosme e Damião, a data que é celebrada na Igreja Católica e através dos sincretismos com as religiões afro-brasileiras. 

Veja abaixo:

Na Igreja Católica 

Os gêmeos teriam nascido na Arábia, no século III. Segundo a Igreja Católica, eles se dedicaram ao cuidado dos doentes, sem aceitar remuneração. Por conta disso eles ficaram conhecidos pelo apelido de “anárgiros”, palavra grega que significa “sem prata”.

Protetores e Padroeiros 

São Cosme e São Damião são padroeiros dos médicos, cirurgiões, farmacêuticos, parteiras e das faculdades de medicina.

Divergência de datas

No Brasil, o dia de Cosme e Damião é amplamente reconhecido e celebrado no dia 27 de setembro, no entanto, para a Igreja Católica, o dia oficial é 26 do mesmo mês. O dia 27 tradicionalmente ficou associado aos irmãos por ser o dia de suas mortes.

Porém, desde uma reforma no calendário católico em 1969, a data dos santos foi adiantada para o dia 26 de setembro. De acordo com a Igreja, isso seria para evitar conflitos com a celebração de São Vicente de Paulo, cuja morte foi confirmada em 27 de setembro.

Outras datas

Ao redor do mundo, o dia de São Cosme e Damião também tem divergências. Na igreja ortodoxa grega, a data de celebração é 1º de julho, enquanto para os ortodoxos é 1º de novembro. 

A entrega de doces e o sincretismo com religiões de matrizes afro 

De acordo com o vaticanista Filipe Domingues, vice-diretor do Lay Centre, em Roma, e professor na Pontifícia Universidade Gregoriana, também em Roma, em entrevista à BBC Brasil,  o costume de distribuir doces é tipicamente brasileiro.

Uma das explicações seria pelo sincretismo deles com religiões de matriz africana. Segundo o escritor e teólogo J. Alves, os antigos escravizados no Brasil, como forma de camuflar suas crenças, passaram a associar seus orixás crianças, os Ibeijis - que também são gêmeos - aos santos católicos Cosme e Damião.

“Na matriz religiosa africana, eles são filhos de Xangô e Iansã. Estão associados não apenas à força da natureza que faz brotar e sustenta a vida, mas também à festa, à alegria coletiva, ao divertimento e às brincadeiras infantis.”, afirmou o teólogo na entrevista.

Caruru

“Cosme e Damião vem comer seu caruru. Cosme e Damião, vem que tem caruru pra tu”.

No dia 27 de setembro existe a tradição de ​​​​​​oferecer carurus para as crianças em forma de agradecimento e de novos pedidos. 

O caruru - comida feita com quiabo cortado, camarão seco, azeite de dendê entre outros temperos - é oferecido para homenagear diversos santos e santas dentro da religião católica e dos orixás no Candomblé e na Umbanda.

Fonte: F5News