Dez cães são resgatados em situação de maus-tratos em Aracaju

Dez cães são resgatados em situação de maus-tratos em Aracaju

Ação ocorreu após denúncia de maus-tratos, e os animais, em estado de vulnerabilidade

Dez cães que viviam em condições de maus-tratos e vulnerabilidade foram resgatados nesta terça-feira (15), em uma residência localizada na Rua Porto da Folha, bairro Suíssa, em Aracaju (SE).

De acordo com o delegado Flávio Albuquerque, a ação foi desencadeada após receber uma solicitação da 4ª Promotoria de Justiça da Capital. A requisição pedia a verificação das condições dos animais e outros aspectos relacionados à falta de higiene no local, além da possibilidade de focos de doenças como dengue, zika e chikungunya. Com base nessa requisição, as equipes se mobilizaram para o resgate dos animais.

Segundo a Polícia Civil, no imóvel, foram encontrados cães, entre adultos e filhotes, da raça srd (popularmente conhecidos como vira-latas). Todos estavam subnutridos, sem acesso adequado a água e alimentos, infestados de pulgas e vivendo em um ambiente insalubre, com acúmulo de entulhos e sem condições mínimas de higiene.

Os cães foram examinados e vacinados no local pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses e da Secretaria do Meio Ambiente. Em seguida, foram levados para abrigos e estão disponíveis para adoção responsável. O resgate também incluiu a retirada de todos os focos de doenças no ambiente, visando proteger a saúde pública.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, os responsáveis pelos animais foram identificados e o caso está sob investigação policial. O procedimento instaurado será encaminhado à 4ª Promotoria de Justiça para que sejam tomadas as devidas providências legais.

A Polícia Civil reforça a importância da denúncia de maus-tratos contra animais, incentivando a população a utilizar o Disque-Denúncia pelo telefone 181 ou o aplicativo disponibilizado nas lojas virtuais. O sigilo é garantido. 

Fonte: F5 News