Defesa alega que homem que tentou matar mulher sofre de esquizofrenia

Defesa alega que homem que tentou matar mulher sofre de esquizofrenia
(Foto: SSP/SE)

Um homem identificado como Valdson da Conceição, preso em flagrante ao tentar matar a ex-companheira no município de São Cristóvão, em janeiro deste ano, sofre de esquizofrenia. A informação foi confirmada pelo advogado de defesa, Bruno Ramos. O suspeito está internado no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico.

Em entrevista ao Portal Infonet, Bruno contou que dois laudos psicológicos foram emitido pelo psiquiatra da unidade prisional em que Valdson está detido e que os documentos apresentaram um diagnóstico de esquizofrenia.

Ainda segundo o advogado, antes de Valdson ser preso, ele não havia sido diagnosticado com esquizofrenia, mas já havia um histórico de depressão, transtorno comportamental derivado de trauma sofrido pela morte de seu pai.

“Ele começou a ter comportamentos agressivos por causa do falecimento do seu pai. Daí então, ele passou a ser acompanhado pelo Caps de São Cristóvão e passou a tomar medicamentos para controlar o seu transtorno comportamental, como Carbamazepina e Diazepam.  De uns meses para cá, ele havia deixado de tomar e de ter o acompanhamento do Caps, motivo pelo qual ele escutava vozes que diziam para matar alguém, para se suicidar, para bater em alguém. Ele quebrava tudo dentro de casa”, explica Bruno.

A defesa apontou ainda, que o acusado nunca havia cometido nenhum crime desse tipo, mas discutia bastante com familiares quando deixava de tomar  seus medicamentos.

O processo

No dia 4 de maio, o advogado de defesa Bruno Ramos entrou com um pedido de revogação da prisão preventiva de Valdson, atestando a sua insanidade e solicitando a permanência do acusado no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, no Ministério Público. No entanto, um dia depois, o MP negou a revogação da prisão preventiva, tendo em vista a segurança da vítima, e decidiu pela permanência da internação de Valdson. Porém, no último dia 11, o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), decidiu pela conversão da prisão de preventiva para a internação provisória.

Segundo Bruno, os próximos passos será juntar todos os documentos que provem a incapacidade de cumpri pena, para que Valdon possa cumpri uma medida de segurança. “Os próximos passos agora é juntar a defesa preliminar, anexando o atestado de imputabilidade, ou seja, que ele tem que ficar isento de pena, ele tem que cumpri uma medida de segurança. Para que o juiz possa dizer qual será o tipo de internação dele, que pode levar de um a três anos”, explica.

O julgamento para aplicação da medida de segurança será feito pelo juiz da Vara Criminal de São Cristóvão. O processo segue em segredo de justiça.

Entenda

No último dia 28 de janeiro deste ano, um homem tentou matar sua ex-companheira com uma arma branca, em frente a um colégio no município de São Cristóvão. Na ocasião, a vítima saiu correndo pela via pública pendido ajuda, quando foi derrubada e tentou se proteger das investidas do suspeito. No mesmo momento, a Polícia Militar, que fazia ronda no local, verificou a situação, deu um tiro de contenção e deteve o acusado.

Fonte: Luana Maria e Verlane Estácio