Das 8h30 às 20h, Tite vai da cozinha ao campo e passa vídeo de 40 minutos a atletas do Flamengo

Das 8h30 às 20h, Tite vai da cozinha ao campo e passa vídeo de 40 minutos a atletas do Flamengo
Tite em seu primeiro treino pelo Flamengo — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Olho no olho, relações humanas e muitas reuniões. O - longo - primeiro dia de Tite no Flamengo ficou marcado por um positivo choque de realidade.

Se o clima já estava leve desde que Mário Jorge havia assumido, isso se multiplicou a partir da chegada do gaúcho de 62 anos ao Ninho do Urubu.

Chegada às 8h30 e ida a todos os departamentos

Embora a apresentação dos jogadores estivesse marcada somente para 16h, Tite chegou ao Ninho às 8h30. Sempre com Marcos Braz ao lado, o gaúcho fez um tour completo pelo CT.

O executivo Bruno Spindel, o membro do conselho de futebol Diogo Lemos, o gerente de futebol Fabinho Soldado e o gerente técnico Juan aparecem em imagens que exibem o treinador conhecendo as dependências do Ninho. A nova comissão técnica e o departamento de comunicação também estiveram por perto a todo instante.

Tite passou pelas salas do departamentos médico, do scout, da assessoria de imprensa e da comunicação. Foi também ao setor de almoxarifado, rouparia e entrou dentro da cozinha.

Olho no olho como chave para o sucesso

Depois de se familiarizar com todos os departamentos e perguntar a cada um dos funcionários como, quando e onde atuavam, Tite os reuniu no auditório e ministrou uma palestra com duração de 15 minutos.

Na conversa, fez questão de destacar a importância de cada um dos envolvidos nos processos do Ninho do Urubu. Ressaltou ainda que não acredita em trabalho sem relação humana e que o sucesso depende de olho no olho, do "bom dia" e de estar ciente sobre o que todo mundo realiza dentro do ambiente profissional.

O resultado foi de encantamento por parte dos funcionários, já que a realidade era muito diferente com o treinador anterior.

Em entrevista à FLA TV, Marcos Braz e Bruno Spindel sublinharam o quanto essa preocupação com o lado humano dos funcionários do Flamengo foi positivo para todos envolvidos no primeiro dia de trabalho do treinador.

- Estou muito confiante pelo que vi nessas primeiras horas aqui. A maneira com que ele andou aqui dentro do CT e com a qual se relacionou com outras pessoas. A maneira com que tivemos as reuniões com todos os departamentos do futebol - afirmou Braz.

- É um grande líder, de caráter e que tem um lado humano muito desenvolvido. Já deu para ver a preocupação dele com todas as pessoas, com o lado humano de todos em todo o primeiro contato. Com todo o staff aqui do CT. Fez questão de cumprimentar todos e se reunir com todas as áreas - completou Spindel

Futebol: reuniões, vídeo e treino que passou das 19h

Depois de passar por todos os departamentos, Tite e sua comissão técnica se reuniram com Marcos Braz, Bruno Spindel, Juan e Fabinho Soldado. Os auxiliares Cléber Xavier, César Sampaio e Matheus Bachi e o preparador Fábio Mahseredjian chegaram ao CT pela manhã ao lado do treinador. O analista Lucas Oliveira, que estava em São Paulo, apareceu no período da tarde.

Depois do encontro com o comando do futebol, Tite fez reunião exclusiva com a comissão e foi almoçar.

Os jogadores se apresentaram às 16h, e Tite fez questão de cumprimentar um por um. Já conhecia grande parte do elenco, mas fez questão de apertar a mão de todos.

Às 16h20, Tite passou um vídeo com duração de 40 minutos aos atletas, informação publicada primeiramente por Rodrigo Mattos, colunista do Uol. Às 17h, ele, jogadores e comissão técnica foram para o campo.

Tite já deu ênfase a trabalhos com bola no primeiro dia. Quem acompanhou as atividades de perto relatou que ele não se mostrou muito adepto de gritos e que e seus auxiliares foram bem mais falantes.

Nos vídeos exibidos pelo clube, Fábio Mahseredjian, que trabalhou de 2003 ao início 2004 no Flamengo estimulava bastante os atletas.

O treinamento acabou pouco depois das 19h, e o intenso dia de Tite no Ninho do Urubu se encerrou às 20h, quando deixou o CT. A reapresentação nesta terça-feira está marcada para 14h30, mas o gaúcho já se encontra em seu novo local de trabalho.

O dia 10 do 10 de 2023 ficou marcado pelo reencontro do Flamengo com as relações humanas, e Tite recuperou o sorriso no rosto dos funcionários que vivem o dia a dia do Ninho. Seu próximo objetivo e mais importante objetivo é promover o reencontro do Flamengo com a bola e as grandes vitórias.

Fonte: Globoesporte.com