Conheça os hábitos saudáveis para tratamento da hipertensão arterial
A próxima quarta-feira, 26, é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, data alusiva à conscientização sobre a doença que afeta grande parte da população brasileira. Assim, prestando assistência aos aracajuanos portadores dessa comorbidade, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibiliza serviços para o tratamento da doença.
As ações são ofertadas por meio do Programa da Rede de Atenção Primária (Reap), onde as marcações podem ser feitas por agendamento de consulta para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), via Portal Saúde, no site da Prefeitura, ou pelo telefone 0800 729 3534, digitando a opção 5, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
“Os aracajuanos que suspeitam de problemas de hipertensão devem marcar uma consulta para um clínico geral na UBS mais próxima à sua residência, que receitará alguns exames. Caso haja alguma alteração, o paciente retorna para o clínico e passará a ser acompanhado na unidade. Esse acompanhamento pode ser medicamentoso ou não. É importante orientar que, na maioria dos casos, o tratamento é realizado na UBS. Só será encaminhado para uma especialidade se houver necessidade”, explica a nutricionista e referência técnica da SMS, Vanessa Barreto.
Fluxo de atendimento
Depois da marcação e da realização da consulta nas UBSs, se o profissional de saúde perceber alguma cardiopatia ou problema cardiovascular nos pacientes com hipertensão, a orientação é que eles sejam encaminhados, via agendamento eletrônico pelo sistema IDS Saúde, por meio de regulação da SMS, para o Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar Siqueira Campos).
Hábitos saudáveis
Ainda segundo a nutricionista da SMS, as mudanças nos hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos promovidas na rotina das pessoas favorecem muito a redução de doenças crônicas. “O recomendado é priorizar alimentos naturais como frutas, legumes, verduras, hortaliças, grãos integrais, carnes magras, ovos, feijão e produtos lácteos desnatados. Ter um consumo regular de fontes de gorduras boas também é imprescindível para uma boa saúde, através de peixes como sardinha e atum, sementes como chia e linhaça, além do azeite de oliva extra virgem”, complementa.
Algumas doenças têm relação com modo de vida e com sedentarismo, por isso a SMS também desenvolve o Programa Academia da Cidade (PAC), com atividades durante todo o ano, contribuindo na redução direta de indicadores em saúde para doenças crônicas como diabetes, hipertensão, obesidade e sobrepeso.
O PAC está ativo em 12 polos que atendem a cerca de 1.200 usuários, desde jovens a pessoas acima de 60 anos que, periodicamente, passam por uma avaliação para que o quadro clínico de saúde seja acompanhado durante a prática de exercícios.
“As aulas acontecem em espaços abertos, de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 7h30, e no turno da tarde, das 15h30 às 17h30, na Instituto Gbarbosa e nos bairros Santa Maria, Jabotiana, América, Farolândia, 18 do Forte, Castelo Branco, Santos Dumont, Bugio, Cirurgia, Industrial e Luzia. O cidadão que quiser participar do PAC precisa comparecer a um dos polos, munido do seu cartão do SUS, número de prontuário eletrônico, que consegue na UBS do bairro, e comprovante de residência. Por ser demanda espontânea, um dos profissionais de Educação Física fará uma entrevista avaliativa, antes da formalização da inscrição”, detalha o coordenador do PAC, Walter Santos.
Fonte: SMS