Com precipitações de 40 mm em Aracaju, Defesa Civil monitora áreas de risco

Com precipitações de 40 mm em Aracaju, Defesa Civil monitora áreas de risco

Foram registrados 26 milímetros de chuvas em apenas uma hora, sem registro de ocorrências

Com as chuvas que começaram a cair na madrugada desta terça-feira (26), a Defesa Civil de Aracaju tem monitorado as áreas de risco e as localidades com maior concentração de precipitações. Os pluviômetros do sistema ClimAju registraram, nas primeiras oito horas da manhã, o volume acumulado de 40 milímetros de chuva, com maior concentração na Zona Norte. Foram 26 milímetros em apenas uma hora, sem registro de ocorrências.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Lucas Rebello, destaca que as equipes acompanham com atenção a instabilidade climática e mantém prontidão para atendimento à população. “Realizamos monitoramento preventivo em diversas áreas da capital. As equipes permanecerão em alerta durante todo o dia para atendimento a qualquer eventualidade. Em caso de urgência, orientamos que a população entre em contato com o órgão através do número 199”, salientou.

Segundo o coordenador da Defesa Civil da capital, Robson Rabelo, foram observadas pancadas de chuva de intensidade moderada a forte na madrugada desta terça-feira, com maior intensidade na Zona Norte, em bairros como Lamarão, Mosqueiro, Soledade, entre outros. “Não houve ocorrências relacionadas a essas chuvas e nem houve a incidência de raios, até o momento. A expectativa é que essa instabilidade continue ao longo de todo o dia, se estendendo até amanhã, no turno da manhã. Após isso, a expectativa é de que não ocorram mais chuvas e que o sol prevaleça”, afirmou.

Trânsito
A Coordenadoria de Trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) preparou, em função das chuvas, uma operação específica para o monitoramento dos semáforos e possíveis pontos de alagamentos na capital, a exemplo da avenida Airton Teles, Francisco Porto e Praça da Imprensa. O coordenador de Trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Erbert Zuzarte, destaca que, em Aracaju, esse tipo de operação é dinamizado, tradicionalmente, em períodos chuvosos, uma vez que o surgimento de possíveis alagamentos também está associado à dinâmica do trânsito.

Os agentes permanecem atentos às mudanças no trânsito, com equipes nesses e em outros pontos estratégicos da capital. "As equipes estão preparadas para realizar todo o trabalho de monitoramento do trânsito nas vias de Aracaju. Orientamos os condutores, motociclistas, pedestres e ciclistas que mantenham atenção redobrada nas vias e estejam atentos às orientações dos agentes da SMTT. É preciso que haja distância devida entre os veículos para evitar sinistros de trânsito", declarou o coordenador.

Em casos de sinistros de trânsito, a SMTT de Aracaju deve ser acionada através do Disque Trânsito, que atende no ramal 118.

Fonte: F5 News