Chove pouco no alto sertão sergipano e moradores seguem na expectativa

Chove pouco no alto sertão sergipano e moradores seguem na expectativa
Foto: Cedida ao F5 News

A chuva caiu em alguns municípios sergipanos nesta segunda-feira (29), conforme havia previsto o Centro de Meteorologia de Sergipe (CMS), no entanto, o volume foi baixo em regiões que sofrem com estiagem, e não deu para aliviar os reservatórios de água das cidades. 

No município de Gararu, no Alto Sertão sergipano, a chuva caiu na tarde desta segunda-feira, porém, foi esparsa e localizada, conforme aponta o professor de História Marcelo Prata, sem atingir áreas importantes, onde existem agroflorestas com plantio de palma e umbuzeiros. 

“A agrofloresta Paêbirú não recebeu as precipitações que ocorreram ontem, infelizmente. A chuva aconteceu somente em determinadas áreas, e o que choveu foi bom para aquele pasto que tem um tipo de capim adequado para pouca precipitação. Mas a chuva foi regular, sem ocorrer em todo o polígono do município, e também não deu para preencher reservatórios de água. É o que chamamos de seca verde, porque mantém a palma e o pasto, mas não leva água para os reservatórios”, explica. 

Recentemente Marcelo teve uma parte do terreno de agrofloresta incendiado, por ação humana, e esperava pela chuva para diminuir os prejuízos. A expectativa agora é de que nos próximos dias possam ocorrer mais chuvas na região, atingindo as demais áreas da cidade, sobretudo aquelas em que ele realiza plantio.  
“Eu estava na página da previsão do tempo hoje e vi que há uma probabilidade de mais chuva, mas é aquele tipo de chuva que ocorre em uma parte da cidade e em outra, não”, lamenta o professor.

De acordo com o sertanejo Robson Vieira, que mora em São Mateus da Palestina, um povoado de Gararu, choveu muito pouco para um município que enfrenta três meses de estiagem. “A situação permanece a mesma, de seca. O dia amanheceu quente e não vai chover mais nos próximos dias”, acredita. 

Fonte: F5News