Chips para PC e celular da Qualcomm têm recursos poderosos de IA; confira

Chips para PC e celular da Qualcomm têm recursos poderosos de IA; confira
Imagem: Reprodução/Qualcomm

A Qualcomm revelou hoje (24), durante o evento Snapdragon Summit, um novo chip para computadores e o Snapdragon 8 Gen 3, novo processador para dispositivos móveis. Ambos têm como destaque a Inteligência Artificial (IA) generativa, que promete melhorar o desempenho e eficiência dos aparelhos.

De acordo com a empresa, a IA generativa é a nova forma com a qual os chips interagem com os devices. Por isso, os eletrônicos poderão trabalhar com texto, imagem, códigos, música e fala.

Com as soluções, os produtos terão acesso a aplicações como busca inteligente, criação de imagem e vídeo, assistente para programação, resumos de textos e chatbots.

O CEO da Qualcomm, Cristiano Amon, afirmou que a IA terá um “impacto profundo na forma como as pessoas usam seus dispositivos”. Segundo ele, com os chips Snapdragon os usuários terão experiências de IA em uma ampla gama de produtos eletrônicos de consumo.

Snapdragon X Elite

O novo chip para computadores da Qualcomm é o Snapdragon X Elite, que foi desenvolvido desde o início para IA. Ele tem desempenho de 30 tokens por segundo e vem com uma Unidade de Processamento Neural (NPU, em inglês) Hexagon que opera em 45 TOPS.

O Snapdragon X Elite terá suporte a várias plataformas de IA como o Llama 2 (formato de LLM da Meta), stability.ai, OpenAI e os modelos da da Microsoft.

A Qualcomm explicou que os primeiros computadores com o Snapdragon Elite X serão lançados no meio do ano que vem. A companhia não informou quais fabricantes colocarão a peça em seus PCs.

Snapdragon 8 Gen 3

O Snapdragon 8 Gen 3 é um processador de 4 nm para dispositivos móveis que será lançado já nas próximas semanas em smartphones topo de linha de marcas como Asus, OnePlus, Oppo, Realme, Redmi e Xiaomi.

Suportado por Grandes Modelos de Linguagem (LLM, em inglês), os devices equipados com ele poderão gerar imagens de IA em menos de 1 segundo, além de terem reconhecimento de voz e rodar até 20 tokens por segundo.

Segundo a Qualcomm, ele será o primeiro chip a suportar várias modalidades de modelos de IA. Ou seja, ele será capaz de transformar inputs de texto em voz, de imagens em texto, de voz em imagem etc.

Para beneficiar as câmeras, o chip móvel oferecerá o Video Eraser e o Photo Expansion. O primeiro é uma ferramenta que apaga pessoas desconhecidas que apareceram nos seus vídeos, enquanto o segundo consegue expandir a foto além do que foi capturado.

Fonte: Tecmundo