Bronzeamento natural: conheça riscos da exposição ao sol e cuidados

Dermatologistas explicam até que ponto o bronzeamento pela exposição solar é seguro, como proteger a pele e alternativas saudáveis

Bronzeamento natural: conheça riscos da exposição ao sol e cuidados

A exposição ao sol, embora resulte em bronzeamento natural e sensação de saúde pela cor dourada da pele, é o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pele.

Dados da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC, na sigla em inglês), da Organização Mundial da Saúde (OMS), apontam que 95% dos casos da doença em adultos são causados pela radiação solar.

No Brasil, o câncer de pele é o tipo mais frequente, representando cerca de 30% de todos os tumores malignos diagnosticados no país. Os dados reforçam que, mesmo em pequenas doses, o sol pode provocar efeitos cumulativos, com chance de comprometer a saúde da pele a longo prazo.

Bronzeamento natural

A cor adquirida pela pele no processo de bronzeamento é, na verdade, uma resposta a danos provocados pelos raios ultravioleta (UV), que estimulam a produção de melanina para proteger o DNA das células. A exposição ao sol, mesmo em pequenas doses, causa agressão ao organismo.

Leia mais no Metrópoles;

Fonte: F5 news.