Bárbara Domingos conquista feito inédito no Mundial de Ginástica Rítmica

Bárbara Domingos conquista feito inédito no Mundial de Ginástica Rítmica
Ricardo Bufolin/CBG

O Brasil não cansa de fazer história na ginástica rítmica. Depois de conquistar quatro medalhas na Copa do Mundo de GR, as atletas que treinam em Aracaju, na sede da Confederação Brasileira de Ginástica, viajaram para Valência, na Espanha, para a disputa do Mundial da modalidade e já obtiveram resultados significativos. 

Pela primeira vez uma atleta individual da ginástica rítmica do Brasil conquista uma vaga na final do Mundial por aparelho. O feito coube à paranaense Bárbara Domingos, ou simplesmente Babi, que se classificou para a final das maças, com a nota 31.700, e segue em busca de uma medalha na Espanha. De quebra, a atleta assegurou uma vaga para o Brasil para Olímpiadas de Paris, em 2024, após terminar no 14º lugar geral na soma das quatro séries, somando 94.500 pontos.

“Conseguir vaga num Campeonato Mundial é tremendamente significativo pra mim. Meu objetivo sempre foi esse. Desde que bati na trave e não consegui a vaga para Tóquio, eu estabeleci essa meta. Precisei ter muita resiliência neste ciclo. No final de 2021 tive que operar o quadril. Isso testou a minha determinação. Depois que me recuperei, levantei a cabeça e coloquei dentro dela que no Mundial de 2023 eu ia pegar minha vaga para Paris. O que eu sinto hoje é realização. Isso diz tudo”, declarou Babi ao site da CBG.

Vale ressaltar que a vaga conquistada vai para o Brasil, não obrigatoriamente para Babi. Quem define qual atleta irá representar o Brasil será a CBG.

A capixaba Geovanna Santos, a Jojô, chegou perto. Ela alcançou o 21º lugar, somou 92.000 pontos (32.150 no arco, 30.800 na bola, 30.400 nas maças e 28.050 na fita).

Bárbara vai em busca da medalha neste domingo (27), quando disputa a final por aparelhos. Enquanto isso, o conjunto brasileiro, que inclui a sergipana Victória Borges, compete nesta sexta-feira (25) na classificatória, em busca de uma vaga olímpica através do Mundial de Valência.

Para o conjunto brasileiro se garantir em Paris, basta terminar o Mundial de Valência entre as cinco melhores equipes.

Fonte: Emerson Esteves / F5 News