Adolescente de 14 anos morre ao cair de altura de 10 metros em cachoeira de SC
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/6/5/06CHshSbSGBKaAacipeQ/buscas-por-adolescente.jpg)
Um adolescente de 14 anos morreu após cair de uma cachoeira em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis. O acidente ocorreu por volta das 13h30 de domingo (28), na Cachoeira Salto do Rio Vermelho. Segundo os bombeiros, a queda foi de uma altura de cerca de 10 metros.
Por conta da dificuldade de acesso ao local, o helicóptero Arcanjo 1 foi acionado. Equipes com mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar trabalharam no resgate da vítima.
O corpo de Arthur Renan Leite de Freitas foi encontrado na água no final da tarde e encaminhado ao Instituto Geral de Perícias (IGP).
Cachoeira do Rio Vermelho
A Cachoeira do Rio Vermelho é um local de águas limpas, frescas, belas paisagens após uma pequena trilha e de se passar por comunidades rurais.
O local de acesso à cachoeira fica a 45km do centro da Capital. A cachoeira fica em uma plataforma de rocha cercada de floresta. No salto do Rio Vermelho a água não cai em queda livre. Ela escorrega por um paredão de rocha de mais de 50 metros. Logo abaixo, uma enorme piscina natural. De tão funda, ela chega a ser preta.
O Rio Vermelho tem suas nascentes na serra do Cambirela, acima dos 1.000 metros de altitude. O salto tem grande valor científico, educativo e turístico.
Para evitar acidentes, é importante ter muito cuidado ao caminhar pelas rochas, que se tornam extremamente escorregadias. Também é importante contratar um guia profissional, caso não seja um morador da região.
Cuidados em rios e cachoeiras
Confira as dicas e orientações do Corpo de Bombeiros sobre os cuidados para quem frequenta rios, lagos e cachoeiras. Confira:
- Nunca mergulhe de cabeça;
- Cuidado com o limo nas pedras, porque é passível de escorregar e cair na água;
- Se possível, procure locais com a prevenção de guarda-vidas;
- Sempre avise a parentes e amigos o local que você está indo e a hora programada para retorno;
- Leve um telefone carregado e verifique se a área possui sinal, para utilização em casos de emergência;
- Utilize colete salva-vidas. As boias causam uma falsa sensação de segurança, podendo estourar ou virar;
- Ao entrar na água a referência que se deve ter é: “água no umbigo é sinal de perigo”, pois esse é o ponto de referência do equilíbrio;
- Se você for entrar na água tenha alguém observando, já que por mais que saiba nadar você pode ser acometido de um mal estar ou mal súbito, podendo tornar-se uma vítima;
- Tenha cuidado com a chamada “tromba d’água”, este fenômeno pode acontecer mesmo sem que esteja chovendo no local, aumentando significativamente a quantidade de água que desce nos rios e cachoeiras, não dando tempo para sair em segurança da água;
- Por mais que você “ache” que conheça o local, os rios, lagos, cachoeiras estão em constante mudança, então lembra-se que você não o conhece;
- Cuidado com buracos e fundos de lodo, você pode afundar rapidamente;
- Se o rio tiver correnteza nunca entre com água acima do joelho;
- Se você ingeriu bebida alcoólica ou fez uma refeição recentemente, Não entre na água;
- Se mesmo com todas as dicas de prevenção você tiver uma ocorrência em rio, tente manter a calma, não lute contra a correnteza, guarde suas forças para flutuar e acene por socorro imediatamente.
Fonte: G1 SC e NSC TV