Ação de combate ao Aedes aegypti acontece neste sábado (11) em Aracaju

Ação de combate ao Aedes aegypti acontece neste sábado (11) em Aracaju
Imagem ilustrativa

Dando continuidade aos mutirões de combate ao Aedes aegypti, a Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS) irá realizar uma ação no bairro Santa Maria, na zona sul, neste sábado (11). 

“Neste ano, de janeiro a outubro, já foram realizados 29 mutirões e, até o fim do ano, teremos mais seis ações programadas aos sábados nos bairros com maiores índices de infestação e de casos. Estrategicamente, os mutirões acontecem aos sábados, dia em que os moradores estão mais em casa, por conta da folga do trabalho, com isso podem receber nossos agentes de endemias para que acessem o interior das residências e sejam orientados sobre como impedir a proliferação do mosquito”, disse o gerente do Programa Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) Jeferson Santana.

De acordo com a SMS, somente em 2023, foram registrados cerca de 3.743 casos das doenças em decorrência do mosquito Aedes aegypti. Foram confirmados 1.399 casos, sendo 970 de dengue, 392 de chikungunya e 37 de zika.

Há fatores para o desenvolvimento mais rápido do mosquito, como as altas temperaturas e a chegada do verão. “A proliferação acelerada do mosquito ocorre em virtude da diminuição do tempo de eclosão dos ovos depositados em criadouros. O clima mais quente pode fazer com que o surgimento do mosquito ocorra em até cinco dias, sendo que em outras épocas do ano pode chegar a sete dias. Isso pode refletir no aumento do número de casos e a população com ações simples, pode prevenir os focos do mosquito”, completou Jeferson.

Apesar das ações realizadas pelo órgão, Jeferson afirma que há uma necessidade da população ter os cuidados necessários, como o acúmulo de água em casa.

“É fundamental a cooperação da população no sentido de manter uma rotina de manutenção nos locais de potencial infestação, como os depósitos de água ao nível do solo, como lavanderias e tonéis, ou mesmo pneus e vasos de plantas. O mosquito se desenvolve, principalmente, em locais com água parada e limpa. Então, é necessário que a população redobre a atenção e evite que a água fique parada porque ali pode se tornar um possível criadouro, e um foco de mosquito”, finalizou.
 

Fonte: Com informações da Agência Aracaju