Uefa sugerirá mudança na regra do impedimento após gol polêmico na final da Liga das Nações

Uefa sugerirá mudança na regra do impedimento após gol polêmico na final da Liga das Nações
Mbappé vira o jogo para a França contra a Espanha, pela Liga das Nações — Foto: Reuters

A final da última edição Liga das Nações foi decidida com um gol polêmico do atacante Mbappé. Representantes da Uefa afirmaram nesta sexta-feira que a entidade pretende sugerir uma atualização na interpretação da regra do impedimento para que episódios semelhantes não venham a ocorrer.

O gol de Mbappé gerou debate por causa da posição dele no momento do passe de Theo Hernández. Ele parecia estar em condição de impedimento, à frente do zagueiro Eric García, mas o lance foi confirmado após revisão do VAR. Pela atual interpretação da regra, como o defensor espanhol tocou na bola, a jogada foi válida.

O diretor de arbitragem da Uefa, Roberto Rossetti, considera que a atual interpretação da lei "parece estar em conflito com o espírito da mesma lei", e não evita que um jogador tire proveito de uma posição em impedimento. A confederação europeia defende que o árbitro Anthony Taylor tomou a decisão correta.

A Uefa acredita que há formas para melhorar a redação da regra de impedimento e adequá-la com maior precisão ao espírito do jogo.

A diretoria de arbitragem da Uefa entrou em contato com a Fifa e a International Board (IFAB), responsáveis pelas regras do futebol, para discutir possíveis soluções. O próximo encontro entre as entidades será no dia 27 de outubro.

Fonte: Globoesporte.com