Transações digitais: veja como garantir segurança e evitar golpes

Transações digitais: veja como garantir segurança e evitar golpes
A pandemia também é considerada como um fator que contribui para a escolha de transações digitais (Foto: Freepik)

Com o avanço tecnológico, a facilidade na hora de efetuar pagamentos também se molda conforme a necessidade por rapidez e praticidade que as demandas do comércio eletrônico apresentam. Um ponto que deve ser levado em consideração na hora de efetuar um pagamento ou realizar uma transação é a segurança.

Segundo o analista de infraestrutura e sistema de telecomunicações, Sálvio Reis, a possibilidade de fazer transações através de aplicativos, além de garantir praticidade, também oferece vantagem. “É um jeito rápido, sem fila e mais prático. Hoje em dia, grandes e pequenas empresas optam por realizar transações de forma digital”, explica. “Para o usuário chega a ser vantajoso optar por fazer a transação desse jeito, pois até os próprios bancos incentivam e oferecem benefícios, a exemplo de descontos nas taxas de cobranças e até mesmo a isenção dessas taxas”, completa

Com o crescimento dessa demanda digital, o analista afirma que medidas de segurança também precisam ser intensificadas a exemplo de: Manter o smartphone atualizado para que o aparelho não fique vulnerável as invasões, evitar utilizar redes Wi-fi de locais públicos, ativar mecanismos que fortaleçam a segurança como a verificação de dois fatores e senhas fortes e ativar notificações dos aplicativos de pagamentos e bancos para ficar por dentro das atividades financeiras, foram os principais pontos citados por Sálvio para garantir segurança e evitar transtornos. “Quanto mais medidas forem implementadas, maiores as chances do usuário de ficar seguro”, pontua.

As novas possibilidades chamam atenção na hora de efetuar uma compra ou, até mesmo, pagar um boleto, porém, tomar medidas de segurança para evitar golpes é essencial. “ O sistema de segurança dos smartphones são boas alternativas para manter a segurança. É ideal dar uma olhada nas opções que eles oferecem e escolher ativar algumas delas”, comenta. “Para baixar os aplicativos, o recomendado é procurá-los nas plataformas de compra dos smartphones, como, por exemplo, o Google Play e a Play Store”, completa. “Ou baixar o aplicativo original do banco no site oficial”, finaliza.

Fonte: Isabella Vieira e Aisla Vasconcelos/Infonet