Titular contra Camarões, Daniel Alves volta a ser capitão da Seleção

Titular contra Camarões, Daniel Alves volta a ser capitão da Seleção
Daniel Alves e Alex Telles durante treino da seleção brasileira no Catar — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O lateral-direito Daniel Alves será capitão do Brasil nesta sexta-feira, na partida contra Camarões, às 16h (de Brasília), no estádio Lusail, na última partida da primeira fase. Aos 39 anos, ele se tornará o jogador mais velho a atuar pela Seleção em Copas.

O jogador vai superar Thiago Silva, de 38, e que também foi capitão da seleção brasileira nas primeiras duas partidas - vitórias contra a Sérvia e a Suíça. Antes do Mundial do Catar, Nilton Santos e Djalma Santos eram os mais velhos, com 37, a entrarem em campo pelo Brasil em Copas.

Tite definiu Thiago Silva como o capitão do Brasil na busca pelo hexa, mas na ausência do zagueiro adotou a experiência como critério para escolher quem ficará com a faixa. Daniel Alves tem 125 jogos pela Seleção.

– Tenho prazer de conversar e treinar com o Dani todos os dias. Acho muito chato o que falam dele, do momento dele. No dia a dia vemos que ele está totalmente focado e concentrado. É o cara que tem mais títulos no mundo, dispensa comentários. Ele tem uma mentalidade muito forte, não à toa está em mais uma Copa. A qualidade dispensa comentários. O próprio professor (Tite) falou que a postura e parte técnica dele fizeram com que ele esteja aqui. Não sou eu quem vai falar o contrário. A gente vê no dia a dia o quanto ele trabalha, o quanto é serio e o quanto ajuda com palavras também. Dani está preparadíssimo – disse Alex Telles, que vai ser titular na lateral esquerda.

O Brasil já está classificado, mas precisa ao menos de empate para garantir o primeiro lugar no grupo G. Se isso se confirmar, a Seleção vai enfrentar o segundo do grupo H nas oitavas de final no estádio 974 na próxima segunda-feira, dia 5. O gramado do local recebeu críticas dos brasileiros.

A última partida de Daniel Alves pela seleção brasileira em Copa foi no Mundial de 2014, no Brasil. Ele foi titular contra o Chile, na partida das oitavas de final. Depois, Maicon ganhou a posição. Em 2018, na Rússia, ele se lesionou meses antes do Mundial.

Com a camisa da seleção brasileira, Daniel Alves entrou em campo pela última vez em junho, contra o Japão - vitória da Seleção por 1 a 0, na qual ele foi capitão. Atual jogador do Pumas, do México, Daniel não entra em campo desde 24 de setembro, pela liga mexicana. Após seu time não se classificar, ele foi para o Barcelona B manter a forma, no centro de treinamento do clube que defendeu durante anos.

O técnico da seleção brasileira, Tite, fechou o penúltimo treino da Seleção, mas divulgou a possibilidade de time com a seguinte formação: Ederson, Daniel Alves, Eder Militão, Bremer, Alex Telles; Fabinho, Fred (Bruno Guimarães), Rodrygo (Everton Ribeiro); Antony, Gabriel Jesus (Pedro) e Gabriel Martinelli.

Fonte: Globoesporte.com