Sobe para 14 o número de casos de varíola dos macacos em Sergipe

Sobe para 14 o número de casos de varíola dos macacos em Sergipe
Sobe para 14 o número de casos de varíola dos macacos em Sergipe (Foto: Freepik)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Diretoria de Vigilância em Saúde, confirma mais um caso de monkeypox. Trata-se de uma mulher, de 20 anos, residente de Aracaju. Ela apresentou sintomas como cefaléia, erupção cutânea e febre. A mulher está sendo monitorada pelas Secretarias de Saúde do seu município e não há sinais de agravamento da doença.

Com mais esta confirmação, sobe para 14 o número de casos de Monkeypox registrados em Sergipe. Segundo boletim do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Sergipe (CIEVS), amostras de 23 casos suspeitos estão em análise.

Os sintomas da Monkeypox são: febre, dor de cabeça, aumento de linfonodos, além das lesões de pele. A erupção passa por diferentes estágios e pode se parecer com varicela (catapora) ou sífilis.

A Secretaria reforça que com o cenário epidemiológico de transmissão comunitária da Monkeypox, as pessoas devem ficar atentas caso ocorra o aparecimento de lesões. É preciso procurar um serviço de saúde, manter o isolamento e seguir as orientações médicas para evitar a propagação do vírus.

Fonte: João Paulo Schneider,Infonet
Com informações da SES