Seduc inicia última etapa da Revisão Geral do Enem na quinta

Seduc inicia última etapa da Revisão Geral do Enem na quinta
A segunda e última etapa da revisão terá continuidade a partir desta quinta-feira, 21 (Foto: Maria Odília/Seduc)

Os professores do curso Pré-Universitário da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Preuni/Seduc) iniciaram no dia 13 de janeiro a primeira fase da Revisão Final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A segunda e última etapa da revisão terá continuidade a partir desta quinta-feira, 21, quando serão revisadas as disciplinas de Física, Química e Biologia, por meio do canal Educação Sergipe, no YouTube, e pela TV Alese (canal 5.2), das 16h às 18h.

Na sexta-feira, 22, a revisão que antecede o último dia de prova do Enem será reservada exclusivamente para a disciplina de Matemática. Quem acompanhará os estudantes nesse momento que é crucial para garantir uma vaga no ensino superior nos próximos anos serão os professores de Física Edigênia Ferreira, Jack Leão e Michael Menezes; o professor de Química, Márcio Cardoso; os professores de Biologia Flávio Campos e Bárbara Silveira, e os professores de Matemática André Calderaro, Adivando Batista e Fábio Rocha.

De acordo com a coordenadora do Preuni, professora Gisele Pádua, em Sergipe 86.895 candidatos se inscreveram no Enem, sendo que estiveram presentes no primeiro dia de exame 46.739 participantes, número que representa 53.8% contra 40.156 (46.2%) que faltaram. Ainda assim, Gisele enfatiza: “O ano passado foi muito difícil para todos, mas fomos nos superando e nos reinventando, procurando as melhores formas de chegarmos até os alunos. Queremos fazer uma preparação mais adequada possível. Confiem na trajetória que vocês construíram e vão fazer a prova confiantes”, disse.

A tradicional revisão do Enem, realizada pela Seduc na Arena Batistão todos os anos, foi trocada pela primeira vez pelas telas, seja do celular ou da televisão. Mesmo sem o calor humano e aquele clima fresquinho do fim da tarde antes de começar o aulão, nessa reta final os estudantes estiveram mobilizados para não perder o compasso de uma preparação que ganhou força nas salas virtuais, grupos de WhatsApp e em tantas outras ferramentas digitais. Além disso, as ações desenvolvidas pelo Preuni também ampararam os estudantes que se adaptaram à nova rotina, como o Plantão do Enem, Podcasts na Rádio Aperipê, Planejamento Semanal de Aulas, e o material didático disponível no portal Estude em Casa.

Reaplicação da prova 

No domingo, dia 17 de janeiro, dentre os 34 municípios, 282 locais de provas em 3342 salas, 10.171 alunos pediram a reaplicação da prova por apresentarem alguma doença infectocontagiosa. Se você apresentar sintomas ou for diagnosticado na véspera da prova, entre os dias 25 e 29 de janeiro, poderá solicitar reaplicação da prova também. Para isso, precisa acessar a Página do Participante, no site https://enem.inep.gov.br/participante/#!/ e apresentar exames e laudos médicos que comprovem a condição.

O participante deve inserir, obrigatoriamente, documento legível que comprove a doença. Na documentação, deve constar nome completo do participante; diagnóstico com a descrição da condição e o código correspondente à Classificação Internacional de Doenças (CID 10); assinatura e identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento. Os documentos apresentados deverão estar em formato PDF, PNG ou JPG, com no máximo 2 MB.

Doenças infectocontagiosas: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.

Fonte: Seduc