Rafael Cardoso confundiu arritmia com crise de pânico após separação: Achei que ia morrer

Rafael Cardoso confundiu arritmia com crise de pânico após separação: Achei que ia morrer

O ator Rafael Cardoso contou que viveu um momento de angústia após a separação da influencer Mariana Bridi, com quem foi casado por 15 anos e tem dois filhos: Aurora, de 7 anos, e Valentim, de 4. O artista contou que, depois de ter tido Covid-19 durante a pandemia, se submeteu a uma bateria de exames cardiológicos e descobriu uma cardiopatia. "Tenho uma fibrose congênita, familiar. Perdi cinco familiares de morte súbita. Fui o primeiro [na família] a descobrir que era uma fibrose", disse, em bate-papo com Sérgio Mallandro e Renato Rabelo no podcast Papagaio Falante.

Para corrigir a doença, o ator se submeteu a uma cirurgia para implantar um desfibrilador interno, que mantém o problema controlado. "Ele [aparelho] vê alguma arritmia ou coisa do tipo e solta uma descarga elétrica para tentar consertar. Se não der e eu morrer, ele me ressuscita, como se fosse uma desfibrilador externo. Há pouco tempo atrás, com tudo da separação e tal, fiquei meio nervoso e comecei a ter uma arritmia atrial. Ele [aparelho] começou a soltar alguns pulsos e eu não consegui entender. Pensei que estava com crise de pânico. Comecei a sentir mal, achei que ia morrer... Mas passou. Não entendia o que estava acontecendo, mas era ele [aparelho] que estava consertando [a arritmia]", contou.

Cirurgia

Rafael foi submetido à cirurgia de implantação de desfibrilador cardíaco em junho de 2021. O artista, que sofre de miocardiopatia hipertrófica congênita, apresentou uma fibrose no músculo cardíaco que o colocou no grupo de risco de morte súbita. Na ocasião, Mariana Bridi, que ainda era casada com o ator, falou sobre o problema de saúde na web.

"Rafa passou por uma cirurgia para implantar um desfibrilador cardíaco. Ele tem uma miocardiopatia hipertrófica congênita, com a qual conviveu até agora sem problemas. No último mês descobriu que essa condição levou a uma fibrose no músculo cardíaco que o colocou no grupo de risco de morte súbita. É isso que o desfibrilador evita. Agradeço ao Dr. Fabrício Braga, que o diagnosticou, e ao cirurgião Dr. Eduardo Saad e equipe, que hoje implantaram o desfibrilador, e à equipe do Hospital Copa Star pelo cuidado e carinho. A cirurgia foi rápida, ele está se sentindo muito bem e amanhã mesmo já voltamos para casa!", contou Mariana, à época.

Rafael também falou sobre o procedimento em seu Instagram. "Amigos, passei hoje por uma cirurgia para implantar um desfibrilador cardíaco. Tenho uma miocardiopatia hipertrófica congênita, com a qual convivi até agora sem problemas. No último mês descobri que essa condição levou a uma fibrose no músculo cardíaco que me põe no grupo de risco de morte súbita. É isso que o desfibrilador evita. Agradeço ao Dr. Fabrício Braga, que me diagnosticou, e ao cirurgião Dr. Eduardo Saad e equipe, que hoje implantaram o desfibrilador, e à equipe do Hospital Copa Star pelo cuidado e carinho. A cirurgia foi rápida, estou me sentindo muito bem e amanhã mesmo já volto para casa", escreveu.

Fonte: Quem News/Globo.com