Moradores relatam susto com chuva de granizo que deixou ruas de Jundiaí cobertas de gelo: 'Parecia Nova York'

Moradores relatam susto com chuva de granizo que deixou ruas de Jundiaí cobertas de gelo: 'Parecia Nova York'
Morador de 4 anos em granizo que caiu em Jundiaí — Foto: Arquivo pessoal/Cicconi

A chuva de granizo que atingiu Jundiaí (SP) na tarde deste domingo (30) chamou atenção dos moradores por deixar as ruas cobertas de gelo, o que mudou o cenário da cidade do interior paulista. Segundo a Defesa Civil, não houve feridos, mas duas produções rurais e 20 imóveis foram danificados.

A moradora Tatiana Nakamura afirmou ao G1 que estava na casa com a mãe e o irmão, no Jardim Tannus, quando ouviu o forte vento. Em seguida, o vidro de uma porta quebrou e os toldos que ficam na área de lazer do imóvel foram arrancados com a força da chuva.

"Ficamos bem assustados com o barulho. Muito forte. Mas graças a Deus ninguém ficou ferido. Infelizmente os toldos da minha mãe foram arrancados. Nunca tinha visto isso antes. A última vez que choveu forte assim foi há muitos anos, em 2008", diz.

Tatiana ainda conta que a chuva de granizo foi rápida. Quando parou, as pedras de gelo cobriram a rua Bruno Trevisan e se tornaram atração no bairro.

"Todo mundo saiu na rua para ver. Ficou algo atrativo. Eu pisava e afundava meu pé de tanto gelo. Algo impressionante mesmo. Acredito que como o bueiro entupiu, ficou acumulado o granizo. Todo mundo ficou falando que parecia Nova York".

O morador Rafael Cicconi também relata que se assustou no momento da chuva. Ele mora no Jardim Samambaia e afirma que a avenida perto do seu prédio ficou tomada pelo granizo.

"Do nada um vento muito forte. Ao ver pela janela do prédio, tinha muito granizo, o que virou atração. Acho que vi uns seis carros parando para olhar o cenário", conta.

Rafael ainda diz que quando a chuva parou e o tempo ficou melhor, ele aproveitou para mostrar o granizo ao filho, de apenas 4 anos.

"Nós descemos e a sensação era de que a avenida estava com neve. Ele brincou até que ia fazer boneco de neve", diz.

Chuva

A Defesa Civil informou que os pluviômetros instalados na região da Vila Graff, próximos ao rio Jundiaí, registraram 13.4 milímetros de chuva. Na região do Santa Gertrudes foram 8.4 milímetros, e região do Jardim Florestal, 6.4 milímetros. Já na Fazenda Grande foi registrado 1 milímetro.

Houve quedas de árvores na região da Rua do Retiro, Rua Bom Jesus de Pirapora, região dos bairros Água Doce, Jardim Paulista, Jardim Ermida e Jardim Pacaembu, que foram removidas pelas equipes da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Trânsito sinalizou a avenida Antonio Pincinato, na região do Eloy Chaves, devido ao volume de água na via, assim como semáforos nas proximidades das avenidas Jundiaí e Nove de Julho que ficaram desligados por falta de energia.

A Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo informou também que foram registrados danos em produção rural nas regiões do Medeiros e da Malota.

A Defesa Civil ressaltou que realiza vistoria, avaliação estrutural e entrega de lonas para proteção dos telhados de aproximadamente 20 imóveis que sofreram avarias na região do Jardim Guanabara, Vila Alvorada e Gramadão.

Região

Além de Jundiaí, Itu registrou chuva de granizo, mas sem danos pela cidade. Já em Porto Feliz, além do granizo, bombeiros confirmaram queda de árvore na rua Santa Rosa.

Em Itupeva, diversas quedas de árvores também foram registradas. Segundo a Prefeitura, vários semáforos deixaram de funcionar por conta de uma queda de energia.

A CPFL foi acionada para executar os reparos. Não há informações de feridos e danos nos municípios.

Fonte: Paola Patriarca, G1 Sorocaba e Jundiaí