Inscrições para o Fies 2020 encerram nesta sexta-feira, 31

Inscrições para o Fies 2020 encerram nesta sexta-feira, 31
Estão aptos a participar da seleção os candidatos que fizeram o Enem a partir da edição de 2010 (Foto: Agência Educa Mais Brasil)

Os interessados em participar do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) podem realizar as inscrições até as 23h59 desta sexta-feira (31). A seleção foi aberta no última terça-feira (28) e até o fim da tarde de ontem o sistema registrava 74.397 solicitações. Para esta edição, referente ao segundo semestre de 2020, estão sendo ofertadas 30 mil vagas em cursos de graduações nas instituições de ensino superior privado.

Estão aptos a participar da seleção os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, alcançando a nota média nas provas igual ou superior a 450 pontos. Além disso, não podem ter zerado a redação e devem ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

O resultado será divulgado no dia 4 de agosto, mesma data que se iniciará o período para que os pré-selecionados realizem a complementação das inscrições. Aqueles que não foram pré-selecionados na chamada regular serão, automaticamente, incluídos na lista de espera, cujo prazo de convocação é do dia 04 até as 23h59 de 31 de agosto.

Suspensão de pagamentos

Também na terça-feira (28) foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) os critérios para a suspensão temporária de pagamentos do Fies. Estão aptos ao deferimento da suspensão, os estudantes que até 20 de maço de 2020 estavam com as prestações do financiamento em dia. Também poderão solicitar o benefício, alunos que possuem parcelas em atraso inferior a 180 dias.

A decisão foi tomada por causa da pandemia da Covid-19, que afetou a renda dos estudantes. A suspensão é válida somente para parcelas relativas até o final de 2020. Segundo estimativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), cerca de 1,5 milhão de estudantes podem ser beneficiados.

*Com informações do MEC

Fonte: Agência Educa Mais Brasil