IFS inaugurará sede definitiva do Campus Propriá dia 29

IFS inaugurará sede definitiva do Campus Propriá dia 29
(Foto: Ascom IFS)

O Instituto Federal de Sergipe (IFS) realizará na próxima sexta, 29, a solenidade de inauguração da sede definitiva do Campus Propriá. O evento, que terá início às 11h, marca uma nova fase de investimentos na educação na região do Baixo São Francisco.

Mais de 7 milhões de reais foram investidos na obra, cuja área construída constitui-se em um total de 2727,02 m². A nova sede viabilizará a implantação de mais cursos, além dos que já são ofertados atualmente: Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e Superior em Gestão da Tecnologia da Informação.

O campus definitivo de Propriá possibilitará uma melhor alocação de estudantes pertencentes ao quadro do Instituto, por meio de cinco salas de aula, quatro laboratórios, salas de Área Técnica em Tecnologia da Informação (TI), Assistência Social/Psicologia, atendimento ao aluno, auditório, biblioteca, espaço para a Coordenação de Registro Escolar (CRE), Gerência de Ensino (GEN), Gerência de Administração (GADM), área de convivência, Coordenação de Curso, sala dos professores, Direção-geral e também um almoxarifado.

A nova sede visa trazer desenvolvimento, através da oferta de cursos e programas que possibilitem a qualificação técnica e inclusão social da população, por meio da realização de pesquisas e de inovações tecnológicas que possibilitem a supressão das principais demandas socioeconômicas regionais.

Estarão presentes na solenidade de inauguração: a professora e reitora do IFS, Ruth Sales; o professor e diretor-geral do campus, José Luciano Mendonça; o ministro de Estado da Educação, Victor Godoy; o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Tomás Dias Sant’Ana e demais autoridades.

Atualmente, o campus possui 86 estudantes matriculados, sendo 26 no curso Técnico Subsequente em Manutenção e Suporte em Informática e 60 no Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, atendendo a pessoas de cidades circunvizinhas como os municípios de: Cedro, Telha, Malhada dos Bois, Aquidabã, Muribeca, Canhoba, Pacatuba, Japoatã, Neópolis, Itabi, Gararu, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora de Lourdes, São Brás-AL e Porto Real do Colégio-AL. Quanto ao número de servidores, a unidade de ensino tem em seu quadro funcional: 18 técnicos administrativos e nove docentes.

Segundo o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2020- 2024), com a chegada da nova sede, a ideia é que haja uma expansão em relação ao número de alunos atendidos e também no quantitativo de cursos ofertados, havendo a possibilidade de implantação de novos cursos, como: os de Formação Inicial e Continuada (FIC), Licenciatura em Ciências Biológicas, Graduação em Agrocomputação, Técnico Integrado em Agropecuária e Técnico Concomitante em Informática.

Histórico

O Campus Propriá foi inaugurado em uma sede provisória em 26 de novembro de 2014, fazendo parte da terceira fase de expansão da Rede Federal, que marca o processo de fortalecimento de interiorização do ensino e garante acesso à educação profissional e tecnológica à região do Baixo São Francisco.

Fonte: Ascom IFS/SE