Governo vai apresentar calendário de retorno às aulas em dezembro

Governo vai apresentar calendário de retorno às aulas em dezembro
Governador Belivaldo Chagas se comprometeu a apresentar calendário de retorno às aulas na próxima reunião do Comitê (Foto: Reprodução de Rede Social)

O governador Belivaldo Chagas se reuniu na manhã desta quinta-feira, 19, com o Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae) para fazer uma avalição do cenário epidemiológico do Estado. De acordo com o Governador tudo permanece como está e só daqui a 15 dias, no dia 3 de dezembro, na próxima reunião do Comitê é que será apresentado o calendário de retorno das aulas da educação infantil e ensino fundamental.

O Governador explicou que em função do resultado das eleições e do segundo turno que acontece no próximo dia 29, o Comitê fez apenas uma avaliação das condições sanitárias e epidemiológicas mantendo tudo como está, ou seja, todos os setores e atividades comerciais que foram autorizados anteriormente a funcionar com 75% da capacidade se mantém assim.

“Hoje a reunião foi apenas para tratar das questões sanitárias e está tudo em ordem. Por enquanto não vamos deliberar nada novo, isso só será feito na próxima reunião que acontece daqui a 15 dias. Não vamos fechar nada, não temos motivo para isso, pelo contrário, hoje autorizamos o funcionamento das feiras culturais a partir da próxima segunda-feira (23) com 75% da capacidade”, detalha.

Volta às aulas

Belivaldo Chagas se comprometeu a divulgar o calendário de retorno às aulas do ensino infantil e fundamental da rede privada. “Eu assumo o compromisso de apresentar esse calendário na próxima reunião do Comitê. Sabemos que as escolas da rede privada precisam de matrículas e não podem ficar esperando, então, na próxima reunião vamos apresentar o calendário com liberação a partir de janeiro”, declara.

O Governador explicou que o calendário de retorno às aulas da educação infantil e ensino fundamental da rede pública será diferente da rede privada. “Nós já estamos tratando do calendário da rede pública, providenciando a questão de transporte, de pessoal, mas acabamos de sair de uma eleição que 44 novos prefeitos foram eleitos, então eles precisam tomar pé da gestão, por isso, será diferente o retorno das aulas do ensino fundamental e infantil na rede pública”, adianta.

Eventos festivos

Belivaldo lembrou que os eventos festivos e culturais, inclusive, festas em comemoração ao Réveillon, não estão proibidos em Sergipe. Segundo o gestor, os eventos estão autorizadas desde que atendam aos protocolos sanitários que deverão ser estabelecidos pela Secretária de Estado da Saúde (SES).

“Isso já foi definido em reunião anterior, resoluções já foram publicadas e não há proibição de eventos festivos, inclusive, os de final de ano. Quem quiser fazer suas festas, sejam bares ou hotéis, os responsáveis pelo evento devem enviar seus projetos para a Secretaria de Estado da Saúde que vai analisar o projeto e liberar o evento com os protocolos sanitários que devem ser seguidos”, conclui.

Fonte: Karla Pinheiro/Infonet