Governo de Sergipe anuncia retomada de aulas presenciais para março

Belivaldo transfere decisão sobre retorno das redes municipais para prefeitos(as)

Governo de Sergipe anuncia retomada de aulas presenciais para março
Foto: Secom/Governo de Sergipe

As aulas presenciais de escolas da rede estadual de ensino serão retomadas em março de 2021, um ano após a suspensão. O anúncio foi feito pelo governador Belivaldo Chagas, na manhã desta quinta-feira (3), durante a reunião do Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae). Sobre as escolas municipais e da rede privada, o chefe do executivo estadual disse que quem vai decidir são os prefeitos, observando as particularidades de cada município.

De acordo com o calendário do governo, todas as séries da rede estadual devem retomar as aulas presenciais no dia 22 de março. Alunos do ensino médio da rede particular podem voltar às aulas em 18 de janeiro. Já quanto à Educação infantil (0 a 3 anos na creche e 4 a 5 anos na pré-escola) e Ensino fundamental, cabe aos Municípios definir.

"A rede estadual volta dia 22 de março, porque a gente precisa concluir o calendário deste ano. Já rede municipal e privada, cada município vai ficar autorizado a estabelecer calendário e as suas regras, seguindo claro o protocolo do Estado. Não vai ser mais essa história que o governador faz um decreto e diz: escola municipal é assim. Não, agora cada prefeito que se envolva de forma mais direta. Cada município tem sua particularidade, eu não posso estabelecer uma regra geral, eu conheço a realidade de rede estadual, mas não conheço a realidade da rede municipal, município é município. Portanto, que fique bem claro, vai sair uma resolução autorizando aos municípios que façam seus calendários e discutam com a rede pública e privada", disse Belivaldo.

O governador disse ainda que a testagem realizada em estudantes do 3º ano da rede estadual tem mostrado um percentual de contaminação maior entre os professores em relação aos alunos.
Sobre as universidades, a informação do governo é de que sairá uma recomendação tratando do assunto.

Flexibilização

O objetivo da reunião era fazer uma avaliação do cenário epidemiológico do estado e analisar a possibilidade de flexibilização de algumas atividades. Segundo Belivaldo, no momento não haverá flexibilização, mas assegura que nada será fechado. "Decidimos que nada abriremos e que, portanto, também, nada fecharemos, mas vamos aumentar a fiscalização e é importante que cada um faça sua parte".

Sobre o aumento da taxa de ocupação dos leitos de Covid-19, Belivaldo disse que tem acompanhado a situação junto à equipe técnica e que, de forma preventiva, irá ampliar o número de leitos. O governador disse ainda que o crescimento de casos ocorre agora pelo aumento da testagem.

"Há cerca de quatro semanas, num determinado dia, a gente tinha 144 pessoas internadas na rede hospitalar. Ontem, nós chegamos a 226. É preocupante, mas em relação a óbitos nós tivemos os seguintes números: no mês de outubro, um total de 120 óbitos; no mês de novembro, 102 óbitos; e no mês de dezembro, quatro mortes a cada dia. Então o que mais nos preocupa é essa questão de pessoas internadas e de óbitos", disse.

O governador disse que determinou a ampliação reserva de mais de 20 leitos, caso seja necessário. Serão 10 leitos no Huse e 10 leitos no Cirurgia. 

Fonte: F5News