Google anuncia ferramenta que ajuda a remover informações pessoais dos resultados de pesquisa

Google anuncia ferramenta que ajuda a remover informações pessoais dos resultados de pesquisa
Imagem: Rawpixel.com/Shutterstock

Recentemente o Google anunciou que quer abranger mais informações pessoais as quais os usuários querem remover dos resultados da pesquisa do navegador, entre elas informações de contato, número de telefone, e-mail ou endereço. Nesta quarta-feira (28), o Google esteve presente no evento “Search On” e fez diversos anúncios sobre seus produtos e serviços de Busca e contou que esse recurso vai ser amplamente divulgado aos usuários dos Estados Unidos.

De início, o Google disse que o novo recurso chegaria no Google App nos próximos meses, mas não revelou nenhuma data em específico para o lançamento. Já no evento desta quarta-feira, a empresa contou que a ferramenta “Resultados sobre você” estará disponível nas próximas semanas para todos os usuários que estejam dentro de um país onde a língua predominante é o inglês.

Sem entrar em muitos detalhes, o Google também anunciou que pretende introduzir uma nova ferramenta que permitirá aos usuários receber notificações proativas sobre as próprias informações de contato que aparecem nos resultados de busca. Quando estiver disponível, os usuários do Google vão encontrar o novo recurso no Google App ou através dos três pontinhos que ficam ao lado de cada resultado na pesquisa da plataforma.

Na semana passada, alguns usuários acabaram por descobrir o lançamento parcial da ferramenta de “Resultados sobre você” no sistema Android, mas só enquanto estava nas primeiras fases da implementação.

Ao fazer a solicitação para que o Google remova suas informações pessoais de contato, nos motivos do registro terá as opções:

  • Está mostrando informações de contato com intenção de prejudicá-lo;
  • Mostra outras informações pessoais;
  • Contém informações ilegais;
  • As informações estão desatualizadas.

Após realizar a solicitação para a remoção dos dados, será possível acompanhar o progresso do processo através do aplicativo e filtrar as solicitações que estão sendo analisadas e as que já foram aprovadas.

Antes de pensar no “Resultados sobre você”, o Google tinha proporcionado outras opções para remover os detalhes bancários e de cartões de créditos de seus usuários. Também autorizava que jovens menores de idade ou seus pais pedissem a remoção das suas fotos dos resultados de pesquisa, assim como proteção contra fotos que se assemelhassem a uso pornográfico. Na Europa, existe o “direito a ser esquecido”, o qual “obriga” o Google a cumprir os pedidos de exclusão.

Fonte: Olhar Digital