Denúncias sobre vacinação no Hospital Universitário devem ser levadas ao MPF

Denúncias sobre vacinação no Hospital Universitário devem ser levadas ao MPF
Vacinação do HU começou no dia 26 de janeiro. Foto: Schirlene Reis/UFS

Supostas irregularidades no processo de vacinação contra covid-19 no Hospital Universitário de Sergipe (HU) motivaram uma reunião entre a superintendência da unidade e representantes dos trabalhadores nesta terça-feira (23). O Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação da UFS (Sintufs) pretende formalizar uma denúncia junto ao Ministério Público Federal (MPF).

Além da duplicidade de nomes nas listas de vacinados, a entidade de classe questiona os critérios usados pela instituição para definir quais profissionais serão imunizados nesta primeira fase, em função do número baixo de doses disponibilizadas. 

“Desde a lista distribuída no dia 11 de fevereiro já sabíamos que tinham pessoas que não deveriam ser prioridade. Identificamos servidores que estavam em trabalho remoto, por exemplo, ou em outras situações, nas listas. É importante que todos os trabalhadores sejam vacinados, mas que haja um critério de prioridade”, afirma o coordenador geral do Sintufs, Wagner Vieira. 

O Hospital Universitário já aplicou 1.051 doses de vacinas entre os seus profissionais, conforme lista numérica e nominal fornecida pela direção à Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Segundo o diretor do Sintufs, o HU já disponibilizou quatro listas, reconheceu erros em algumas delas e se comprometeu a fazer as correções. 

O Hospital Universitário declarou, através de uma nota, que obedece aos critérios definidos pelo Município com base na orientação do Ministério da Saúde e os colaboradores em trabalho remoto não fazem parte da prioridade para este momento. 

“É inverídica a informação de que maqueiros e secretários de clínicas, por exemplo, não foram vacinados. O HU-UFS continua em negociação com a SMS/PMA para disponibilização de novas doses, seguindo as recomendações da própria secretaria, do Ministério da Saúde, MPSE e MPF. Todas as informações sobre a vacinação contra a covid-19 estão disponíveis no Portal de Transparência do HU-UFS”, diz o Hospital. 

Procurada pelo F5 News, a SMS disse que a vacinação de profissionais do Hospital Universitário está em conformidade com o Plano Municipal de Vacinação contra Covid-19. Segundo a pasta, o processo de imunização “segue princípios da transparência e todas as informações estão disponíveis no site da Prefeitura de Aracaju, conforme acordo firmado com os Ministérios Públicos Estadual e Federal”. 

Fonte: F5News