Defesa Civil avalia estrutura afetada por chamas em shopping de Aracaju

Defesa Civil avalia estrutura afetada por chamas em shopping de Aracaju
Foto: F5 News

A Defesa Civil começou, na manhã desta quinta-feira (22), por volta das 9h, a inspeção no local atingido pelas chamas no Shopping Jardins, na Zona Sul de Aracaju. Três lojas foram atingidas pelo incêndio no começo da noite de quarta, 21. 

O centro de compras está sob interdição parcial até o fim da avaliação de risco das estruturas afetadas pelo incêndio, informou a Defesa Civil de Aracaju, da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec). Segundo a assessoria, a área comprometida já está isolada.

Três lojas foram atingidas, a loja de calçados Eggo's, a Nagem de eletrônicos e o G Barbosa. Conforme apurado pelo F5 News, a área que ficou mais comprometida foi a Eggo's onde foi o foco principal do incêndio. Nas outras duas lojas houve danos somente na parte superior - do forro - sem prejuízos na parte interna da loja. Toda a área, que inclui bancos e algumas lojas, permanece interditada sem previsão de reabertura.

Durante a ocorrência, equipes da Defesa chegaram a auxiliar no trabalho de evacuação da área e permaneceram de prontidão para adotar as medidas que fossem necessárias à redução de riscos. Foram disponibilizados caminhões pipa, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), para abastecer a plataforma do Corpo de Bombeiros, porém não houve a necessidade de utilização desse recurso.

Ao F5 News, ontem, a assessoria de comunicação do shopping afirmou que as informações são de que o fogo começou no depósito de uma loja de calçados, por volta das 18h. O fogo foi debelado aproximadamente às 20h40, segundo apurado pela reportagem que esteve no local.

As chamas foram controladas, sem registro de vítimas ou pessoas hospitalizadas. Seis viaturas do Corpo de Bombeiros foram encaminhadas para o local. Ainda não foi confirmada a causa do incêndio, que deve ser esclarecida após perícia a ser iniciada no período da tarde, às 14h30.

Em entrevista ao Jornal da Fan, o coronel Henrique Melo informou que o fogo se concentrou na área entre o forro de gesso e o teto do shopping. O coronel disse ainda que a estrutura de prevenção a incêndios do shopping, como os sprinklers e demais equipamentos de combate às chamas, foi fundamental para que a destruição não fosse maior até a chegada dos bombeiros.

Ainda durante a ocorrência, ao F5 News, o Corpo de Bombeiros relatou que houve dificuldades para debelar as chamas. "A dificuldade são dois grandes focos aéreos. Primeiro, porque são focos com grande emissão de calor o que dificulta a aproximação e como são aéreos o combate deve ser feito por cima com a autoplataforma aérea", explicou o CBMSE.

Fonte: F5News