Criminosos ligam para vítimas e debocham ao mostrar produtos comprados com dinheiro de golpe

Criminosos ligam para vítimas e debocham ao mostrar produtos comprados com dinheiro de golpe
Vítimas que caíram em golpe por aplicativo de mensagens ficaram surpresos com o deboche dos criminosos — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Um casal, morador de Palmas, que caiu em um golpe comum nos aplicativos de mensagens, viveu uma situação inusitada e constrangedora. Após conseguir enganar as vítimas, os criminosos fizeram uma chamada em vídeo e debocharam ao mostrar o que eles tinham comprado com o dinheiro do crime

"Caramba, como você caiu nesse golpe, por que você não ligou antes?", diz um dos criminosos enquanto faz a chamada.

O casal, que prefere não se identificar, disse que os criminosos clonaram o WhatsApp de uma amiga e pediram dinheiro, se passando por ela. Eles depositaram R$ 800 na conta dos golpistas.

"Eles entraram em contato solicitando ajuda porque supostamente ela não estaria conseguindo fazer transferência por um problema no aplicativo. Aí ela solicitava uma ajuda rápida. Eu fiz a transferência e quando enviei o comprovante, ela perguntou se eu poderia fazer novamente outra transferência para complementar o restante. Eu respondei que faria, mas logo após recebi uma ligação da minha amiga, através de outro celular, avisando que o celular dela, o whatsapp tinha sido clonado e que eu não fizesse nenhuma transferência".

O deboche e ousadia dos criminosos chamaram a atenção. Depois de receberem o dinheiro, eles fizeram a chamada de vídeo. As vítimas gravaram a conversa. No vídeo, os suspeitos estão em uma casa e fazem chacota da situação.

"Para você ver a audácia desses bandidos em mostrar o rosto, isso é o que mais choca. Essa sensação de impunidade, eles mostraram o rosto descaradamente, sabendo que não vão ser pegos, segundo eles", disse o homem, que preferiu não se identificar.

"Deboche que essas pessoas fazem com as famílias é muito ruim, essa sensação", enfatizou a mulher.

Esse tipo de crime se tornou bastante comum. Apesar dos alertas, milhares de pessoas continuam sendo vítimas.

"Os criminosos inserem fotos de terceiro a uma conta aleatória e começam a encaminhar mensagens para parentes e amigos dessa pessoa. E uma das primeiras mensagens enviadas é: 'Olha, troquei de número'. Começa a trocar mensagem com aquela pessoa, no que vai resultar do pedido de dinheiro emprestado", informou o delegado Claudemir Ferreira.

O delegado ainda faz recomendações de como se prevenir desse tipo de golpe.

"Uma dica técnica para se dificultar a ação desses criminosos que utilizam o whatsapp é você instalar na sua conta a verificação em duas etapas. Você vai lá, na parte superior direita do seu aplicativo, clica naqueles três pontinhos. Depois, você vai em 'configuração', 'conta' e 'ativar verificação em duas etapas'. Nesse momento, você insere ali uma senha numérica e dificulta muito a ação dos criminosos".

Fonte: TV Anhanguera