Como mudança de técnico no Flamengo fez Everton Ribeiro retornar à seleção

Como mudança de técnico no Flamengo fez Everton Ribeiro retornar à seleção

A tão esperada convocação de Pedro para a seleção brasileira veio com um bônus para o Flamengo. O clube, em especial o técnico Dorival Júnior, foram agraciados com a presença de Everton Ribeiro na lista do técnico Tite, acrescidos por elogios ao trabalho do colega. Ambos conversaram sobre os dois jogadores e tal sinergia foi decisiva para a dupla ser chamada novamente. Mas Pedro era dado como certo, Ribeiro não.

O retorno à seleção tem muito mais da parte tática e o trabalho físico realizado pelo meia do que qualquer tipo de lobby . Antes da chegada de Dorival, Ribeiro estava em uma função que precisava se desgastar mais para cumprir seu papel com Paulo Sousa, o que fazia com que sua qualidade técnica não aparecesse tanto. No chamado “losango” rubro-negro, o apoiador segue fechando espaços, mas preferencialmente é quem leva o time à frente e cria entre as linhas do adversário, com mais liberdade.

No dia a dia, Dorival e a comissão técnica do Flamengo também ouviram os sinais do corpo do jogador de 33 anos, que passou a ter uma atenção especial nos trabalhos de recuperação entre os jogos. Ao dar maior carga de trabalho nos momentos corretos, Ribeiro viu o rendimento subir, e o talento falar mais alto novamente. O técnico Tite e sua comissão demonstraram estar por dentro e compartilhar com esses processos internos do clube também na seleção brasileira.

— Quero fazer aqui um enaltecimento ao grande trabalho do Dorival Júnior. Ele conseguiu em tão rápido tempo ajustar a equipe numa mecânica tal que, em cima de uma ideia de quantificação de carga, e fazer complemento de setores e de equipe, o que é muito difícil, em cima dessa retomada de alto desempenho do Everton, mas também de forma geral, eleva o nível técnico dos atletas. Essa sintonia entre preparação física, saúde do atleta e ajuste técnico e tático faz a evolução. É o que fez com o Everton e com outros jogadores — explicou o treinador da seleção. ´

Everton Ribeiro comemorou o chamado após a convocação. Além dele, o Flamengo não terá Pedro, Arrascaeta e Varela, esses dois convocados pelo Uruguai, no jogo do dia 28, contra o Fortaleza, pelo Barsileiro.

Momento incrível. Estou muito feliz de voltar à seleção num momento de reta final para a Copa do Mundo. Só tenho a agradecer aos meus companheiros, ao Flamengo e à nação, que nos ajuda em todos os jogos. IPodendo fazer grandes jogos e disputando títulos, isso que nos leva a ser convocado — disse o camisa sete, que não era chamado desde janeiro.

Fonte: O Globo