Chefe do Comitê Organizador garante as Olimpíadas de Tóquio: "Não importa o que aconteça"
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/D/4/IE0crFTTWXHAtEkHUs8w/gettyimages-1170065608.jpg)
Chefe do Comitê Organizador de Tóquio 2020, Yoshiro Mori afirmou que as Olimpíadas e as Paralimpíadas serão realizadas no próximo ano a qualquer custo. Durante evento realizado na última segunda-feira, de acordo com a agência de notícias “Kyodo News”, o dirigente voltou a reforçar a confirmação do evento diante da falta de garantias de que a pandemia de coronavírus chegará ao fim até lá.
- Não importa o que aconteça, seremos capazes de realizar as Olimpíadas - disse Mori.
A afirmação foi feita logo após o anúncio da data do revezamento da tocha olímpica. O tradicional evento será realizado a partir de 25 de março do ano que vem e passará por vários pontos do Japão. O começo do trajeto será em Fukushima, local arrasado por um terremoto em 2011, e o lema será "Esperança ilumina nosso caminho".
Nas últimas semanas, os organizadores estão avaliando quais medidas serão implementadas durante as Olimpíadas no combate à pandemia. Uma força-tarefa composta por funcionários do Governo Japonês, Governo Metropolitano de Tóquio e Tóquio 2020 se reúne regularmente para discutir o tema.
Entre as principais medidas, o governo japonês relaxará as restrições de entrada no país para permitir que os atletas viajem e treinem durante os Jogos. Atualmente, o Japão tem uma proibição de entrada para 159 países e regiões, embora a expectativa é de que as imposições sejam diminuídas a partir do próximo mês.
Presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach também tem reafirmado a confiança na realização dos Jogos. Ele afirmou que o sucesso do Campeonato Mundial de Ciclismo, na Itália, na semana passada, serve como exemplo.
- Isso nos deixa muito confiantes porque vimos nos últimos meses que é possível realizar grandes eventos esportivos em um ambiente seguro, mesmo sem vacina - disse Bach.
Durante discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, Yoshihide Suga, que sucedeu Shinzō Abe como Primeiro-Ministro japonês, também prometeu que o país "não pouparia esforços” para garantir que as Olimpíadas sejam um evento seguro. As Olimpíadas terão início no dia 23 de julho, com fim em 8 de agosto. As Paralimpíadas serão realizadas pouco depois, entre 24 de agosto e 5 de setembro.
Fonte: Globoesporte.com