Caso Genivaldo: PF pede mais 30 dias para concluir inquérito policial

Caso Genivaldo: PF pede mais 30 dias para concluir inquérito policial
(Foto: PF)

A Polícia Federal confirmou nesta terça-feira, 21, que encaminhou ao Ministério Público Federal (MPF) um pedido para prorrogar em 30 dias o prazo de conclusão do inquérito policial que investiga as circunstâncias da morte de Genivaldo de Jesus Santos, 38 anos, após uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no dia 25 de maio, em Umbaúba.

De acordo com a PF, o prazo foi solicitado “com o objetivo de aguardar a apresentação de laudos periciais requisitados, os quais são indispensáveis para a finalização do procedimento investigatório”.

As investigações

A investigação sobre a morte de Genivaldo está sendo realizada em conjunto pelo MPF/SE e Polícia Federal. A Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe (OAB/SE), o Conselho Federal e os advogados dos familiares já se manifestaram a favor do pedido de prisão dos policiais envolvidos. Mas o MPF/SE explicou em outra oportunidade que a medida é excepcional e que, no momento, o foco é a coleta de provas.

Entenda

A morte de Genivaldo – que ocorreu após uma abordagem da PRF/SE – repercutiu em todo o Brasil e ganhou destaque na mídia internacional. No comunicado de ocorrência, os policiais confirmaram que utilizaram spray de pimenta e gás lacrimogêneo e disseram que houve “reiterada desobediência” e “resistência” por parte de Genivaldo. O Instituto Médico Legal (IML) divulgou que Genivaldo morreu devido à asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda.

Fonte: João Paulo Schneider/Infonet