Cães que sobreviveram a incêndio vão para abrigo e protetores fazem campanha para ajudar família em Teresina

Cães que sobreviveram a incêndio vão para abrigo e protetores fazem campanha para ajudar família em Teresina
Cães sobreviveram ao incêndio em Teresina — Foto: Divulgação/ Lar do Nando

Os cachorros e gatos que sobreviveram a um incêndio foram abrigados em um abrigo de animais nesta quarta-feira (5), em Teresina. Os animais viviam em uma casa no bairro Piçarra, na Zona Sul de Teresina, que foi completamente destruída pelas chamas. Dos nove cães que moravam no local, apenas seis sobreviveram.

Um grupo de protetores de animais independentes iniciou uma campanha para ajudar dono da casa, o atendente de telemarketing Iran dos Santos, de 41 anos. O incêndio destruiu a casa e todos os pertences dele. Na casa viviam o senhor Iran e sua mãe, de 78 anos. Eles dois foram abrigados por um irmão de Iran.

“Minha mãe está melhor agora, mas ficou muito abalada. Ela estava sozinha na casa na hora do incêndio”, disse Iran. A casa foi completamente destruída, assim como todos os móveis, roupas e até documentos da família.

Apesar dos estragos, Iran se disse aliviado por que sua mãe, e lamentou a morte dos três cães. Segundo ele, os cachorros que morreram no incêndio eram os mais velhos. "Um deles eu encontrei escondido embaixo de uma mesa. Ele tinha medo de foguetes, e sempre se escondia lá quando ouvia um", disse o dono.

Agora, Iran pensa em reconstruir sua casa para receber os cães que sobreviveram de volta.

“Quero dar tudo pra eles de novo. a gente se apega muito aos animais que cria. São como filhos para mim, e, além disso, são os companheiros da mamãe”, comentou.

Abrigo de animais

A campanha para ajudar a família de Iran acontece nas redes sociais. Os animais devem ficar no abrigo Lar do Nando enquanto a família consegue organizar um local para colocá-los. São seis cães, uma gata com seus dois filhotes.

Segundo José Fernando Antão, coordenador do abrigo, os animais chegaram ao abrigo bastante assustados e com ferimentos leves causados pelo incêndio. Eles foram colocados em quarentena e estão sendo tratados pelos cuidadores.

Fonte:  Andrê Nascimento, G1 PI