Assistência Social de Aracaju orienta usuários sobre o Auxílio Brasil

Assistência Social de Aracaju orienta usuários sobre o Auxílio Brasil
(Foto: Ana Lícia Menezes)

O Governo Federal já iniciou os pagamentos do Auxílio Brasil, programa social que substitui o Bolsa Família. Em virtude da mudança, a busca por informações nos equipamentos socioassistenciais do Município aumentou. A Secretaria de Assistência Social de Aracaju informa que neste primeiro momento apenas as pessoas que já recebiam o Bolsa Família, receberão o novo auxílio, tendo em vista que a migração de um programa para o outro ocorreu automaticamente.

“É importante destacar que antes de procurar os Cras [Centros de Referência da Assistência Social] é preciso ficar atento a algumas informações. Primeiro, se já é beneficiário do Bolsa Família, não há necessidade de se dirigir aos equipamentos. Os que já são cadastrados mas não recebem o benefício devem procurar o Cras apenas se houver necessidade de atualização cadastral”, explica a secretária de Assistência Social de Aracaju, Simone Passos.

Para realizar um novo cadastro, é preciso estar inserido nos critérios de pobreza ou extrema pobreza, ou seja, com renda familiar de até 200 reais por pessoa. As atualizações só são necessárias se houver mudança de endereço, renda ou composição familiar, ou após dois anos da última atualização.

De acordo com Simone, obter inscrição no Cadastro Único é importante, inclusive, para acesso a outros programas sociais. “O Cadastro Único é porta de entrada para diversos programas sociais, como Tarifa Social, IDJovem, entre tantos outros, e não somente o Auxílio Brasil. Precisamos esclarecer, também, que novas concessões do auxílio só podem ser feitas pelo Ministério da Cidadania de acordo com a averiguação de cadastros das famílias que se enquadram nos critérios estabelecidos”, afirma.

Para outras informações, a Secretaria orienta a população a entrar em contato com a Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal, pelo número 111, para consulta de pagamento ou acessar o aplicativo Auxílio Brasil, ambos já estão em funcionamento para esclarecimento de dúvidas. Já através do aplicativo Meu CadÚnico é possível conferir a situação cadastral de quem já possui inscrição no Cadastro Único.

Os atendimentos nos Cras são realizados por meio de agendamento prévio, o que pode ser feito de segunda a sexta-feira, de 7h às 12h e de 13h às 17h.

Auxílio Brasil

O Auxílio Brasil reúne uma variedade de políticas públicas de assistência social, saúde, educação, emprego e renda em um só programa. O benefício atende famílias em situação de pobreza e extrema pobreza que possuírem em sua composição gestantes ou pessoas com idade até 21 (vinte e um) anos incompletos.

O núcleo básico do novo programa é formado pelos benefícios Primeira Infância, Composição Familiar e Superação da Extrema Pobreza, porém outras modalidades também são utilizadas como ferramentas de inserção socioeconômica.

Fonte: PMA