Aprenda como montar uma ceia natalina tipicamente sergipana

Aprenda como montar uma ceia natalina tipicamente sergipana
Claudinha Ramos/Arquivo pessoal

Arroz com passas, peru, salpicão, tender, chester, saladas, farofa, frutas, pernil, queijos e frios. São diversos os pratos que podem compor a tão esperada ceia de Natal, normalmente degustada na véspera, dia 24 de dezembro. Entretanto, muitas vezes os ingredientes utilizados no banquete natalino acabam sendo pouco acessíveis, seja pelo valor elevado ou pela baixa disponibilidade na época.

É o que aponta a chef de cozinha Claudinha Ramos, proprietária do bistrô Café Passado, em Aracaju, e primeira sergipana a participar do MasterChef profissionais. Segundo ela, é comum observar receitas importadas de outros países, mas que podem ser facilmente adaptadas à realidade sergipana.
“Peru e chester são aves que combinam muito bem com molhos agridoces. Podemos substituir as frutas vermelhas; o morango pela pitanga, por exemplo, é uma excelente opção. Além de deliciosa, está na época do ano dessa fruta, além da acerola e da seriguela, que também fariam um bom molho cítrico”, sugeriu a chef em entrevista ao F5 News.

Outra opção, de acordo com Claudinha, é incrementar a típica farofa de Natal com ingredientes que encontramos nos mercados e feiras do estado. “Essa está sempre presente nas mesas dos brasileiros, e Sergipe tem a melhor farinha do mundo, na minha opinião. Além disso, a manteiga que compramos nas feiras, feitas no interior, é deliciosa, perfumada e complementa ainda mais os sabores”, destacou. 

Além disso, Claudinha Ramos chamou atenção também para um elemento polêmico da ceia de Natal: a uva passa. “Se não pode faltar, coloque na receita também”. Outra sugestão da chef é substituir a batata palha industrializada por uma palha de macaxeira. “Pode até dar um pouquinho mais de trabalho, mas valerá a pena”, afirmou ao portal.

E que tal trocar o bacalhau com nata por uma carne do sol com nata? Segundo a chef, o tempero do prato pode ser complementado com uma versão nordestina do mirepoix - acompanhamento típico da culinária francesa, que consiste em legumes cortados em cubinhos. Cebola, pimenta de cheiro, pimentão, tomate e coentro são alguns ingredientes que a maior parte dos sergipanos sempre tem em casa.

Outro elemento que não pode faltar na ceia natalina é a sobremesa. “Se não quiser ter trabalho, compre sorvete, gelatos com sabores da nossa terra, picolés; vão fazer a alegria da criançada”, sugere a cozinheira.

Claudinha também acredita que essa importação da cultura atinja outros aspectos. “O que mais vemos nesta época do ano são banquetes com comidas jamais vistas em nossa mesa no dia-a-dia. O verão bombando aqui no Nordeste e, mesmo passando Natal em família, nos vestimos formalmente, em vez de usar bermudas e sandálias de dedo”, registrou.

Por isso, ela deixou a leitores e leitoras do F5 News uma receita de salada refrescante, para combinar com o clima sergipano. “Além disso, dá pra todo mundo comer: veganos, intolerantes à lactose e celíacos”, disse Claudinha Ramos.

Confira:

Salada de feijão verde e amendoim cozido

Ingredientes:

- 2 xícaras de feijão verde cozido apenas no sal;
- 1 xícara de amendoim cozido debulhado;
- 1 tomate sem sementes cortado em cubos pequenos;
- 1 pimenta dedo-de-moça (sem sementes) picadinha;
- 1 cebola roxa pequena picadinha;
- 1/4 de maço de coentro picadinho;
- 2 talos de cebolinha picado;
- 1/2 pimentão amarelo cubos pequenos;
- 1/2 manga tommy (não muito madura) em cubos pequenos;
- Sumo de 1 limão (galego, taiti, siciliano, o da sua preferência);
- 1/4 de xícara de azeite.

Modo de preparo:

- Deixe o feijão verde esfriar depois de cozido. Pode parecer estranho, mas essa salada é ainda mais gostosa servida gelada;
- Depois que picar a cebola roxa, deixe de molho na água gelada por 15 min. Essa dica é preciosa para tirar a acidez;
- Agora vem a parte mais fácil: escorra a água da cebola e junte todos os ingredientes;
- Tempere com sal e pimenta moída na hora;
- Deixe na geladeira até a hora de servir;
- Se quiser temperar com mais sumo de limão, também pode!

Fonte: F5News