Apenas seis municípios sergipanos aplicaram 100

Apenas seis municípios sergipanos aplicaram 100
Foto: F5 News

Após três meses do início do Plano Estadual de Imunização em Sergipe contra a covid-19, somente seis cidades do interior atingiram a cobertura de 100% de vacinação referente à primeira dose, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). São eles: Santana do São Francisco, Macambira, Muribeca, Santo Amaro das Brotas, São Domingos e Divina Pastora. 

Até o momento, o governo do Estado já distribuiu o total de 177.252 mil doses para os municípios, referentes à primeira aplicação. Das 75 cidades, 28 estão acima de 90% de cobertura. Frei Paulo está quase lá, com 99% até esta segunda-feira (12). 

Outros 10 municípios estão ainda abaixo de 80% de cobertura: Siriri, Malhada dos Bois, Indiaroba, São Francisco, Cumbe, Japaratuba,  Amparo de São Francisco, Laranjeiras, Brejo Grande e Santa Luzia do Itanhy, sendo esses dois últimos os mais baixos, com 41% e 39% respectivamente. A cidade com o menor índice recebeu 3.876 doses do governo do Estado para a primeira remessa, porém só aplicou 1.379. 

O Ministério da Saúde ainda não informou quando serão enviadas novas doses de vacina para Sergipe, portanto, ainda não há previsão para que os municípios que atingiram 100% da cobertura possam ampliar a faixa etária de vacinação. 

O número de mortes por complicações da covid-19 em Sergipe já soma 3.796 desde o início da pandemia, com 26 óbitos confirmados nesta segunda-feira (12), além de 846 novos casos da doença. A vacinação é a esperança de redução desses números e dos casos mais graves, que levam à internação, intubação e morte.

De acordo com a vacinadora do município de Itabaiana, Paloma Nascimento, neste momento, a vacina contra covid-19 é primordial. “Cada dia mais vemos nos noticiários o aumento de casos, de casos graves, a quantidade de mortes. Então, nesse momento, a vacina vem como uma esperança para diminuir essa incidência. Aqui em Itabaiana, graças a Deus, está tendo uma boa aceitação”, disse Paloma ao F5 News. 

O município está com 95% de cobertura vacinal referente à primeira etapa. Das 10.407 doses recebidas até o momento, 9.927 já foram aplicadas, em alguns pontos físicos para a vacinação, além de Drive Thru e aplicação em domicílio. 

“Existem alguns idosos que não querem, mas é uma parcela muito mínima da população, a maioria está ansiosa e está esperando para tomar a vacina. Graças a Deus, estamos conseguindo atingir um número bem grande da população. Só não toma hoje em dia realmente quem não quer”, relata Paloma Nascimento. 

Por outro lado, segundo ela, apesar do alto índice da cobertura, as novas remessas são enviadas aos poucos, portanto, a imunização ainda não está se refletindo no número de internações. “Como a maioria das pessoas internadas, hoje em dia, é jovem, e a vacinação ainda não chegou para essa faixa etária, nesse momento a gente ainda não teve reflexo positivo de diminuição de casos de internação”, aponta. 

Fonte: F5News